menu

Definição

História do termo

O termo Macrobiótica junta as palavras gregas “macro” (significa grande) com a palavra “bios” (significa vida). Foi primeiro usada na modernidade pelo médico alemão Christoph Wilhelm Hufeland (1762-1836) no seu livro “Makrobiotik Oder Die Kunst Das Menschliche Leben Zu Verlängern”. Por isso significa literalmente “vida grande” ou o estudo da longevidade.

No século XX George Ohsawa desenvolveu uma filosofia para complementar a abordagem alimentar de Ishizuka Sagen. Para explicar a sua filosofia, Ohsawa utilizou o termo “Macrobiótica Zen” que pouco depois se simplificou simplesmente para “Macrobiótica”.

A Conferencia Internacional de Macrobiótica 2017, em Berlin, composta por 45 professores, representantes de várias escolas, institutos e organizações estabeleceu uma definição de Macrobiótica que depois foi revista subsequentemente em Novembro de 2018 e Janeiro de 2020. O termo Macrobiótica tanto pode ser utilizado como substantivo como adjetivo (macrobiótico/a).

 

Etimologia

Grego antigo ‘Makrobiotikon’ (vda longa). De Makros (longa) e Bios (vida).
 

Macrobiótica, substantivo

Utilizado como verbo singular. Um sistema de princípios holísticos e práticas dinâmicas que guiam as escolhas nutricionais, as atividades e o estilo de vida para alcançar a saúde física, emocional, mental, social e ambiental.
 

Macrobiótica/o, Adjectivo

como por exemplo filosofia macrobiótica, dieta macrobiótica ou estilo de vida macrobiótico.

 
close
Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

CICAP – Tribunal Arbitral de Consumo
Rua Damião de Góis, 31, Loja 6, 4050-225, Porto
+351 22 550 83 49 / +351 22 502 97 91
cicap@cicap.pt

Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt

Subscreva a nossa Newsletter

Insira o seu email para subscrever a nossa newsletter e ficar a par de novas notícias e ofertas.

A sua informação nunca será partilhada com terceiros