menu

O que é?

O que é a Macrobiótica?

A Macrobiótica é um estilo de vida que enfatiza o equilíbrio, a harmonia e o bem-estar do ser humano. É uma empolgante fusão entre filosofias do Oriente e do Ocidente, permitindo alcançar, não apenas uma solução eficaz para os problemas de saúde, mas também fornecer guias para uma saúde física e bem-estar emocional e espiritual.
 

Significado do Termo - Viver a Grande Vida

A palavra macrobiótica deriva do grego “macros” (grande) e “bios” (vida) e não significa apenas “grande vida”, mas também a capacidade de vivê-la de uma forma grandiosa e magnífica. Neste aspeto, a alimentação possui um papel primordial pois proporciona a saúde necessária para se desfrutar do que nos rodeia. É representada por um símbolo que define um estado de equilíbrio onde fica bem claro que nada é 100% Yin ou 100% Yang. Segundo a filosofia Macrobiótica é justamente este dinamismo Yin-Yang que nutre o nosso organismo, e não apenas as calorias. Por ser muito importante para este tipo de dieta o conceito de equilíbrio, é sugerido o consumo preferencial dos alimentos produzidos de acordo com as estações do ano, para estar em consonância com a Natureza.

 

Prática

Pratica-se a macrobiótica a partir de uma disciplina inicial, com o objetivo de proporcionar a cada um, através de uma reeducação do organismo, os meios para se libertar de maus hábitos, vícios e condicionamentos impostos largamente por uma sociedade consumista. A pratica da Macrobiótica inclui variadas formas de exercício tais como Chi Kung, Yoga e Dança. É também fundamental o desenvolvimento emocional e artístico, assim como o estudo continuado e auto reflexão diárias. Para além da saúde, o propósito último da prática macrobiótica é o desenvolvimento da consciência até se atingir o estado supremo de Liberdade, em fluxo com o universo.

 

Alimentação

Atualmente é sabido que a maioria das doenças são causadas por desequilíbrios nas nossas vidas e dietas diárias e que alterando princípios na culinária, atitudes e estilo de vida consegue-se promover a cura. Ao aderir a esta dieta é suposto evoluir ao longo de sete níveis. Os primeiros níveis para um principiante consistem, basicamente, em eliminar os alimentos com excesso de Yin ou Yang e manter o consumo preferencial de alimentos mais equilibrados. Os alimentos são também agrupados de acordo com a sua energia sendo aconselhado o seu consumo de acordo com as necessidades de cada um, estado de saúde, idade e género.

Sete fatores para descrever a Macrobiótica:

1. Desenvolver a capacidade de pensar por nós mesmos, com criatividade e questionamento
2. Desenvolver discernimento e tomar decisões saudáveis através do Yin-Yang e das Cinco Transformações
3. Um processo educacional continuado ao longo da vida, partilhado com outros indivíduos
4. Objetivo de viver uma vida plena o mais possível e concretizar os nossos sonhos
5. Desenvolvimento integralmente nesta vida, seja física, mental e emocionalmente 
6. Viver sabendo que somos parte do meio que nos rodeia, de forma a vivermos em harmonia com a natureza
7. Criar uma filosofia de vida que inclua a nossa própria ideologia, consciência social, consciência espiritual e amor

 
close
Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

CICAP – Tribunal Arbitral de Consumo
Rua Damião de Góis, 31, Loja 6, 4050-225, Porto
+351 22 550 83 49 / +351 22 502 97 91
cicap@cicap.pt

Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt

Subscreva a nossa Newsletter

Insira o seu email para subscrever a nossa newsletter e ficar a par de novas notícias e ofertas.

A sua informação nunca será partilhada com terceiros