menu

Filosofia

Ordem do Universo

Wuji e Taiji: A filosofia macrobiótica ou “Tao” está baseada naquilo que se designa como a “Ordem do Universo”. Segundo o pensamento oriental, existem dois mundos, o mundo do Absoluto que se designa por Wuji e o mundo do relativo que se designa por Tai Ji. O Wuji é a expansão transcendental, o infinito, aquilo que não se pode descrever por palavras e que alguns designam por Deus. É a nossa essência primordial. Da expansão transcendental cria-se um ponto de bifurcação onde se dá uma separação e nasce a polaridade que no extremo oriente se designou como yin e yang. O Tai Ji, o mundo relativo que conhecemos através dos nossos sentidos, manifesta-se em seis fase do qual Yin e Yang é a primeira.
 

Princípio unificador de Yin-Yang

Sendo a primeira fase da manifestação do Tai Ji (em Japonês Tai Kyoku) ilustra a unidade e a diversidade de todos os fenómenos, as ligações e a direção relativa de todas as coisas. Yin ou yang não podem existir ou ser definidos sem o seu par. Eles são termos relativos, significando que algo é mais Yin ou mais Yang sempre relativamente a outro fenómeno. Opostos, tais como tempo e espaço, homem e mulher, atividade e recetividade ou dia e noite, completam-se, complementam-se e transformam-se um no outro. O diferencial criado pela polaridade dá origem à energia que se manifesta em cinco transformações.
 

Cinco transformações

A energia pode ser caracterizada em cinco fases de acordo por exemplo com as quatro estação do ano mais o centro ou fase de transformação. Temos a transformação Àrvore característica da Primavera, a transformação Fogo caracteristica do Verão, a transformação Metal característica do Outono e a transformação Água característica do Inverno. Entre cada uma destas transformações há uma fase Solo ou de mudança. As cinco transformações dão origem à teoria do Wu Xing que é um dos fundamentos essenciais da Medicina Tradicional Chinesa e de todas as artes do extremo oriente.

Espiral da Espiritualização

O Taiji manifesta-se a em forma de uma espira de contração ou seja de tendência centrípeta. Após yin-yang e energia vem o mundo das partículas que dá origem aos elementos. Os elementos são o reino mineral que dá origem ao mundo vegetal que por sua vez está na base do reino animal com o homem ao centro.
Espiral da Espiritualização: À espiral de natureza centrípeta que materializa o universo e dá origem ao homem, sucede-se uma espiral de natureza oposto ou seja de expansão e espiritualização. Esta viagem de regresso ao infinito dá-se também por seis fases que se designam pelos seis estados do desenvolvimento da consciência. Estes seis estados ou níveis de consciência são:

1. Nível Mecânico cujo objetivo é puramente funcional. Neste estado desenvolve-se por exemplo a força física, a coordenação do movimento e todos os processos automáticos do corpo humano.
2. Nível sensorial onde se desenvolve o desejo. Neste estado aprende-se a apreciar a vida e a usar os cinco sentidos.
3. Nível emocional onde se procura o amor. O objetivo é sesrmos capazes de nos relacionarmos emocionalmente com os outros de uma forma saudável.
4. Nível intelectual onde queremos descobrir a verdade. Neste estado desenvolvemos a capacidade intelectual e conceptual.  A mente desenvolve-se de forma contínua.
5. Nível social onde se busca a paz. Nesta fase aumenta a consciência e responsabilidade enquanto família, grupo ou nação.
6. Estado filosófico onde queremos dar sentido à justiça universal e entender os opostos.
7. Estado Supremo: quando se entende o conceito de justiça universal alcança-se o estado supremo de “Liberdade”  e o regresso ao Wuji, que algumas religiões designam como nirvana, satori ou estado de graça.

close
Em caso de litígio o consumidor pode recorrer a uma Entidade de Resolução Alternativa de Litígios de consumo:

CICAP – Tribunal Arbitral de Consumo
Rua Damião de Góis, 31, Loja 6, 4050-225, Porto
+351 22 550 83 49 / +351 22 502 97 91
cicap@cicap.pt

Mais informações em Portal do Consumidor www.consumidor.pt

Subscreva a nossa Newsletter

Insira o seu email para subscrever a nossa newsletter e ficar a par de novas notícias e ofertas.

A sua informação nunca será partilhada com terceiros