Princípios e Atitude
O objetivo da Macrobiótica é primeiro fortalecer a saúde pessoal e o desenvolver a consciência humana. O crescimento pessoal vai por sua vez criar sociedades mais justas e em equilíbrio com o meio ambiente. O resultado último é um mundo de paz. Vamos descrever aqui alguns princípios e valores que devemos ter presentes no dia a dia, para caminhar no sentido de alcançar estes objetivos.
Gratidão
Desenvolver amor pela vida, aproveitar o melhor de cada momento e ser grato por tudo o que acontece, seja uma situação aparentemente positiva ou negativa. Encarar cada vivencia como uma oportunidade para crescer.
Um grão, dez mil grãos
Na natureza, uma semente transforma-se numa planta que produz muitas outras sementes, logo devolvendo e aumentando. Esta ideia é uma metáfora para que continuamente tenhamos atos de generosidade perante terceiros em todos os aspetos da vida, dando mais do que o que recebemos.
Compreensão
Aprender a aceitar as pessoas como elas são e apreciar o percurso de vida de cada uma. Procurar criar relações honestas e positivas, que preencham os valores e ética mais elevados na vida.
Tudo muda
Ao abraçar a mudança, o ser humano cresce. A vivência macrobiótica é uma forma de criar mudanças benéficas na vida, evoluindo através da experiência e com a evolução do planeta.
Auto reflexão
Capacidade de ver a vida numa perspetiva maior, mais objetiva e com menos julgamento crítico. Viver com autoconsciência ajuda na obtenção de saúde.
Intuição
Parte integrante da saúde, baseada no conhecimento interior que surge da ligação direta com a natureza e com planos superiores da vida.
Responsabilidade Individual
Ser capaz de decidir sobre a sua vida e saúde é um dos primeiros passos do empoderamento pessoal, que resulta numa abordagem criativa e construtiva da vida
Viver com curiosidade
Aprender a pensar por si próprio. A educação macrobiótica inclui fazer questões e desenvolver curiosidade, para ajudar a explorar a vida de forma mais profunda.
Mente de Principiante
Viver com mente de principiante, aberta a novas e refrescantes ideias. Estar preparado para experimentar essas ideia por si. Estudar culturas tradicionais que alcançaram saúde, longevidade e harmonia com o meio ambiente.